O Plano Nacional de defesa Agropecuária será lançado pelo governo federal no dia 6 de maio, durante solenidade da ministra da Agricultura,Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, com a presidente Dilma Rousseff. O plano pretende modernizar o marco regulatório da área sanitária e fitossanitária e reestruturar os laboratórios de análises de doenças e pragas, conforme Kátia Abreu. “Esse plano é um grande avanço na defesa agropecuária do país. Nosso objetivo é sinalizar aos nossos consumidores do Brasil, em primeiro lugar, e também do resto do mundo que nós temos compromisso com a questão sanitária”, afirmou.
No mesmo dia, a presidente deverá lançar parte do Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (Riispoa) e a regulamentação da lei que estabelece o uso de medicamentos genéricos veterinários.
Também deverá ser lançada a regulamentação do Sistema Brasileiro de Inspeção (Sisbi), ferramenta que descentralizará os serviços de inspeção federal e ampliar a agroindustrialização de produtos da agricultura familiar. “Essa regulamentação é esperada desde 2006 e representa a possibilidade de aumento real da renda dos pequenos agricultores e a ampliação da classe média rural, objetivo que temos perseguido”, diz a ministra.