Trabalhadores de um frigorífico em Barbosa, um pequeno município localizado no Norte de São Paulo, estão fazendo tratamento de saúde porque podem ter sido infectados pela bactéria da brucelose, uma doença transmitida por bovinos. Dos 14 funcionários, dois estão internados em São José do Rio Preto (SP) com smas mais avançados, os outros 12 estão recebendo tratamento com antibióticos e se recuperam em casa, segundo a Secretaria de Saúde de Barbosa. O frigorífico afirma que os funcionários teriam ficado doentes por causa de um desinfentante usado na limpeza do local. O caso está sendo acompanhado pela Defesa Agropecuária do Estado.
A brucelose é uma doença infecciosa causada por diferentes gêneros da bactéria B?rucella. O risco de contrair a infecção é maior naqueles que trabalham com a saúde, criação e manejo de animais ou abatedouros. Em casos graves, a doenças pode afetar vários órgãos: sistema nervoso central, coração, fígado e o aparelho digestivo.
Conforme a administração do frigorífico, 40 funcionários passaram por exames como uma medida preventiva. Ainda de acordo com administração, a empresa nega que os problemas de saúde dos funcionários tenham alguma relação com doenças em animais.
A Secretaria de Saúde de Barbosa quer a confirmação do Instituto Adolf Lutz de que os funcionários não estejam contaminados com bactéria bovina. Alguns exames já foram feitos e descartaram as suspeitas, mas isso não foi suficiente para o município.