O Center for Disease Control (CDC) dos Estados Unidos anuncia a suspensão temporária das importações de cães de países categorizados como de alto risco para raiva canina. O Brasil encontra-se na lista de alto risco, juntamente com 16 países do Caribe e América do Sul.
A medida estaria fundamentada pelo alto risco de introdução da doença nos EUA, declarado livre desde 2007. De acordo com o órgão, a chegada do novo coronavirus em janeiro de 2020, os recursos mundiais destinados à saúde pública foram direcionados para atividades de combate à pandemia, o que pode ter causado um lapso nos esforços da vacinação contra a CRVV (Canine Rabies Virus Variant) em países de alto risco para a doença.
A suspensão terá efeito a partir do dia 14 de julho de 2021 e incluirá animais originários de países de baixo risco ou livres de CRVV que estiveram nos últimos seis meses em país de alto risco.
De acordo com o aviso, haverá um mecanismo de exceção, chamado de Autorização Prévia por Escrito,
A suspensão temporária permanecerá válida até que a declaração de emergência sobre a Covid-19, emitida pelo Secretário de Saúde, expire; ou até que o Diretor do CDC rescinda ou modifique a suspensão; ou após 360 dias após a publicação no Federal Register.
Informações fornecidas pelo MAPA.