PERDA DE DIREITOS – E AGORA?

 

 

Como é da ciência de todos os colegas, em recente negociação do acordo coletivo, a Diretoria da Emater e o Governo do Estado decidiram por retirar a política de avanços temporais da remuneração dos trabalhadores e trabalhadoras da Ascar/Emater-RS. Desnecessário comentar sobre a importância e o impacto dessa ação!

 

É unanimidade entre os sindicatos representantes dos trabalhadores e trabalhadoras da Ascar/Emater-RS que o encaminhamento dessa questão por parte da diretoria da instituição foi equivocado e perigoso. Este benefício consta no PCS – Plano de Cargos e Salários e não poderia, portanto, ser retirado sem a consulta prévia à Comissão Paritária do PCS que, à época, tinha caráter deliberativo. Apesar do alerta feito pelos sindicatos, o tema foi apresentado ao CTA – Conselho Técnico Administrativo da Emater, na última reunião, e infelizmente, a medida foi aprovada. Convém salientar que as entidades representativas, que possuem voto e voz no CTA, ASAE e SEMAPI, que participaram da reunião do comungam da mesma opinião, se manifestaram denunciando a contradição jurídica e as prováveis consequências que culminariam, potencialmente, em questionamentos judiciais, mas foram ignoradas.

 

Em recentes episódios, e não foram poucos, a diretoria da Ascar/Emater-RS manifestou reiteradas vezes que as ações trabalhistas podem inviabilizar o futuro da instituição. Culpam os trabalhadores e trabalhadoras, assim como suas representações, por erros administrativos que poderiam ser evitados. Quem está realmente errado? Quem exige o cumprimento da lei ou quem atropela os direitos e as instâncias legais construídas há mais de 65 anos dentro de uma instituição reconhecida pela capacidade e dedicação de seu quadro funcional? E agora?

 

O SIMVET/RS reitera sua posição de defesa dos direitos e interesses dos(as) médicos(as) veterinários(as) trabalhadores(as) da Ascar/Emater-RS.

 

SIMVET/RS – UNIDOS SOMOS FORTES