O Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Rio Grande do Sul (SimvetRS) participou, nesta terça-feira (6/1), das solenidades de transmissão de cargo nas secretarias de Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa-RS) e Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDRPC). As cerimônias ocorreram em Porto Alegre.

A presidente da entidade, Maria Angelica Zollin de Almeida, compareceu à solenidade na Seapa-RS, onde Claudio Fioreze transmitiu o cargo para o deputado Ernani Polo (PP). Já o vice-presidente Ricardo Capelli prestigiou a cerimônia na SDRPC, onde o secretário-adjunto Elton Scapini transmitiu o cargo para o economista Tarcísio Minetto.

Ernani Polo destacou em seu discurso a importância de assumir a Seapa-RS. “Para mim, tem um significado muito profundo e marcante. Ocupar um espaço tão importante em um setor que é a responsável por produzir diariamente alimentos para milhões de pessoas é uma enorme responsabilidade. Será um privilégio estar à frente desta pasta que tanto representa para nós, gaúchos”, disse.

O parlamentar ressaltou que pretende dar continuidade a alguns projetos que “deram certo” na administração petista, como o “Mais Água, Mais Renda”, mas frisou que trabalhará em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente para acelerar a liberação das licenças ambientais. “Os empreendedores não têm tempo a perder. Se uma licença demora muito, o empreendedor pode buscar outra alternativa e o Estado perde uma oportunidade”, salientou. Ele também destacou que pretende dar atenção especial à sanidade animal, para que, no futuro, o Estado tenha condições de conquistar novos mercados.

A presidente do SimvetRS saiu da solenidade satisfeita com as propostas do deputado progressista. “O secretário adiantou que dará atenção especial à sanidade animal, na qual o trabalho dos médicos veterinários tem importância fundamental”, observou. O trabalho integrado com outras secretarias também agradou a Angelica. “É interessante que ele trabalhe com a Secretaria de Meio Ambiente, que tinha muito entrave”, disse. 

Ricardo Capelli observou que a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo vem trabalhando com projetos voltados à agricultura familiar e que, pela história de Tarcísio Minetto, o novo secretário deverá dar seguimento a projetos que deram certo, aprimorar outros em andamento e apresentar novas propostas. “A solenidade foi uma das que teve maior representatividade política e de entidades do setor”, elogiou.